terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Sobre a relação homem x mulher

Bom, hoje precisava fazer uma redação sobre "A importância das mulheres na atual sociedade capitalista", e como gostei do resultado final, êi-la:

A mulher e o poder

Muito se fala nos dias atuais sobre o crescimento da importância da mulher no mundo em que vivemos. Ocupando postos de destaque não só em empresas mas também em governos, organizações e nos mais diversos segmentos da sociedade, a mulher tem se equiparado ao homem, conquistando os mesmos direitos que antes lhe eram negados de forma preconceituosa, violenta e muitas vezes crimonsa. Mas o que as pessoas não percebem, é que isso na verdade é apenas uma mera formalidade. A mulher já lidera a sociedade desde os tempos em que o homem ainda expressava seus sentimentos nas paredes das cavernas.

Apesar de ainda vivermos sob os bastiões do machismo, a verdade é que o chamado sexo frágil sempre dominou seus pares, de uma forma singela, delicada e discreta. Não à toa, existe o ditado que diz que atrás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher.

Se buscarmos fatos ao decorrer dos anos, constataremos essa realidade. Vejamos a história do Brasil, por exemplo. Mesmo com a grande quantidade de reis, príncipes e imperadores que tivemos por aqui, foi uma mulher quem acabou com a escravidão. E para isso, não precisou de guerra, de espada, derramamento de sangue. Com apenas uma caneta, fez valer sua condição de princesa e mostrou que mais que músculos, sempre foi necessário sensibilidade para governar uma nação.

A Arte é um outro grande exemplo do quanto o homem precisa da mulher para conseguir alguma coisa. O quadro mais famoso do mundo retrata uma mulher, a Mona Lisa. As maiores músicas da história falam de mulheres, ou do amor por elas. Poesias, romances, filmes... todas as formas de arte se rendem ao sexo feminino, é sempre pensando nelas que os homens desenvolvem seus trabalhos.

E isso sem citar a versatilidade, a maior resistência, a capacidade de fazer tudo que o homem também faz, de forma mais caprichada, e ainda conciliar isso com o papel de mãe. Lógico que nem tudo são flores no unvierso feminino. Ainda existem empresas que insistem em pagar menos para funcionárias mulheres, ou então preferem recrutar homens, mesmo estes não sendo tão competentes quanto suas concorrentes do sexo oposto. Mas dizer que a mulher está conquistando espaço na sociedade é quase uma heresia, uma vez que o processo atual é apenas de "oficialização do poder" delas sobre os homens.

Presidência de grandes nações, cargos de destaque nos maiores governos do mundo, isso é apenas o começo de uma situação que é cada vez mais inevitável, afinal, não faz sentido termos homens ocupando postos apenas por formalidade, uma vez que suas esposas é que realmente comandam as relações. Os casos de Nestor Kichner e Bill Clinton são apenas os mais famosos de mulheres que provaram ser muito mais fortes que seus maridos, passando por momentos dificílimos, suportando a pressão e dando a volta por cima.

E contra fatos, não há argumentos. O poder está nas mãos dela, mais do que nunca. E aos homens, cabe aceitar, e se colocar no seu devido lugar, o de eterno dependente do sexo oposto, como há milhares e milhares de anos vem acontecendo, sem que ninguém percebesse. A Era das Mulheres já começou. Terá ela data para acabar? Quem viver verá.

5 comentários:

Anônimo disse...

Achei demais este texto sobre as mulheres...vi no filme "Casamento Grego" uma frase que até se encaixa aqui..falava que os homens são os cabeças, as mulheres são o pescoço. Dá pra entender né...
Quanto às resoluções de fim de
ano, resolvi fazer algumas em 2008. Eu nunca faço, nem listinha, nem nada, mas nesse ano vou fazer... são coisas não-radicais que têm como eu ir cumprindo aos poucos..espero q vc consiga, e q eu tb hehehe
bjosss Sardella

Anônimo disse...

E ae cara... parabéns pelo Blog. Eu sou responsável pelo site piadaria que você pôs nos links, e gostaria de agradecer! Vou colocar um link pro seu blog no meu outro, o sp88.blogspot.com

Abraços.

Anônimo disse...

Muito bom

Natine Cruks disse...

Eu gostaria de colocar alguns pontos para serem esclarecidos quanto a este comentário...
Tiveram alguns conteúdos no texto que tenho de discordar..
A frase 'atrás de um grande homem, sempre tem uma grande mulher' é na verdade um comentário machista e preconceituoso quanto ao sexo feminino, este faz referência a época em que a mulher era submissa ao homem e vivia sempre andando atrás deste, por exemplo na igreja o homem entrava na frente e a mulher atrás. A mulher só obteve o direito a educação no século XIX e só conseguiu o direito ao voto cerca de 100 anos depois.
A Mona Lisa é dita como um retrato do próprio da Vinci.
Quanto à dominação das mulheres no âmbito econômico gostaria de relatar que esta não é uma realidade comum a maioria delas. Estas ainda permanecem vítimas da violência, recebem salários inferiores e não participam igualitariamente de alguns concursos como o da polícia que recruta mais homens do que mulheres. Lembro também que segundo a Fundação Perseu Abramo uma mulher é agredida a cada 15 segundos no país.
Bem acho que apesar do espaço que as mulheres conquistaram estes ainda não se tornaram o suficiente para acabar com preconceito e a desigualdade que podem ser solucionados com a conscientização da população. Como já dizia Mandela, 'Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

Ronaldo disse...

Natine,eu axo q vc nao deve axar errado oq as pessoas axam,vc tem que axar valida,axando ou nao certo,porem se axa q ta errado,nao deveria axar que o corretto é o seu,pois eu nao axo certo oq vc disse,eu axo + ou - certo,axando assim que vc nao esta errada,e tmb axo q ele nao está.