segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Das Resoluções de Fim de Ano

Pois é minha gente, um ano acabou, o outro começou, e cá estamos nós novamente.

E hoje eu queria falar sobre um tema muito abordado nessa época: As Resoluções de Fim de Ano.

Confesso que já fui adepto desse tipo de prática, de falar que a partir de 1 de Janeiro não ia fazer algumas coisas, ia começar a fazer outras, mas concluí que não leva a lugar nenhum. Quer dizer, até leva. Mas eu tenho algumas ressalvas:

- Por que nessa data? Por que não mudar quando dá vontade? A minha humilde opinião é que as mudanças devem acontecer a cada dia, conforme nossa necessidade de evolução, de sair do mesmo, de fazer algo diferente.

- Por que prometer o que não vai cumprir? Há uns 2 ou 3 anos atrás, eu decidi que ia passar um ano sem tomar refrigerante e comer ao menos uma fruta por dia. Bom, o refrigerante foi fácil, aliás, até hoje não sei porque voltei a tomar, mas as frutas... acho que não durou nem 3 meses. Por que? Porque eu não tenho o HÁBITO de comer frutas, e a partir do momento que se tenta criar um hábio forçadamente, a probabilidade de dar errado é muito maior que a de sucesso.

Outra coisa que me impressiona é que quando você está determinado a fazer algo, todo mundo acha que é promessa ou coisa do tipo. Durante meu ano sem refrigerante, muitas pessoas não acreditavam (e não acreditam até hoje) que eu não tenha feito nenhum tipo de promessa. Por que as pessoas não acreditam que alguém pode resolver fazer algo simplesmente por fazer, uma mudança apenas para melhorar a qualidade de vida? Por que tudo tem que ser promessa, sacrifício, etc?

Bom, introdução devidamente feita, vou colocar aqui algumas coisas que defini não como resolução de fim de ano, mas como atitudes que pretendo modificar/melhorar ao longo do tempo. Algumas delas já comecei há algum tempo, outras comecei no início do ano mesmo. Mas pretendo cumprir todas, sem radicalismo, sem passar vontade nem fazer sacrifício.

- Parar de tomar refrigerante. Não, não vou parar completamente de novo. Pelo menos não por enquanto. Mas tenho diminuído consideravelmente a quantidade, tenho tomado somente durante as refeições (fora delas, só suco e água), e tenho tentado diminuir a quantidade também

- Começar a fazer mais exercício. Este tá foda. Mas sábado voltei a jogar bola, vamos ver se é um bom começo. Minha coxa ainda está doendo, mas é uma dor que vale a pena pelo prazer de jogar um futebol. Além do mais, depois que pegar ritmo, as dores passam. Afinal, não sou masoquista.

- Passar menos tempo em frente ao computador. Esse eu tô tentando desde o ano passado, mas é complicado porque eu trabalho aqui no pc, então dependo de ficar muitas horas na frente dele. O que estou tentando eliminar aqui são horas inúteis, ou seja, tempo em que não estou trabalhando nem falando com a Natália.

- Ganhar mais dinheiro. Tá, isso não é exatamente uma resolução, na verdade, o que eu tenho feito são caminhos alternativos (todos honestos e legais, antes que vocês pensem besteira) para buscar minha tão sonhada independência financeira.

- Ser mais sociável. Esse talvez seja o mais difícil de todos, mas de fato eu necessito ser um pouco mais simpático e menos fechado. Vai me fazer bem tanto no profissional quanto no pessoal, já diria Fausto Silva.

Bom, acho que essas são as principais "resoluções". Lógico que tenho outras, mas estas eu guardo pra mim mesmo... hehehe e vocês, o que pretendem mudar neste novo ano que começa?

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala, mano !! Hou, gostei das tuas resoluções, na verdade já fiz todas, e já te adianto como vai ser:
1) Impossível parar completamente, a menos que você queira ser aquele chato que vai na casa dos outros e não bebe nada, e deixa os anfitriões sem saber o que lhe oferecer... em casa e no trabalho é possível sim.

2 e 3) São relacionados. Só desligue o computador e vai correr !!

4) Com o tempo. Essas histórias de milionários antes dos 30 são exceções, e aconteceram só porque os caras trabalharam, às vezes até menos que a gente. Acho que você pode fazer a meta de "trabalhar duro", que dinheiro é consequência

5) Estou com a mesma meta pra esse ano. Se você conseguir ser + sociável, me fala como é possível !!

Um abração, meu querido !!